Pássaros resgatados ganham a liberdade no Paraíso dos Coqueirais
   Severino  Carvalho  │     2 de fevereiro de 2017   │     12:13  │  0

Dona Lúcia Coutinho fez questão de participar da soltura (Fotos: cortesia)

Dona Lúcia Coutinho fez questão de participar da soltura (Fotos: cortesia)

A área da pousada Paraíso dos Coqueirais, em Japaratinga, Litoral Norte de Alagoas, foi escolhida pelos fiscais de órgãos ambientais (IMA e ICMBio) e pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) para a soltura 120 pássaros silvestres de diversas espécies, resgatados durante a operação integrada realizada no Litoral Norte de Alagoas.

A área da Paraíso dos Coqueirais foi escolhida por ter uma das faixas verdes mais bem preservadas da região, que guarda um remanescente de mata atlântica, faixa de manguezal, coqueirais e outras árvores frutíferas.

“Pra nós foi um dia histórico! Chego a ficar emocionada”, afirmou Lúcia Coutinho, proprietária da pousada. “Essa soltura foi um presente de Deus, que me dá forças para manter tudo isso aqui preservado”, completou ela, que fez questão de participar da soltura.

O trabalho de soltura aconteceu na terça-feira (31), por volta das 11 horas. Após os passarinhos serem devolvidos à natureza, os fiscais e militares do BPA promoveram a destruição das gaiolas.

Operação integrada

Ao todo, a operação apreendeu, entre os dias 13 e 31 de janeiro, 387 aves na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, Litoral Norte do Estado. Segundo a Gerência de Monitoramento e Fiscalização do IMA, a maioria foi solta na natureza, em locais adequados, porque apresentava boas condições físicas.

Apenas aquelas que estavam debilitadas, com algum ferimento, não puderam ser soltas, como maritacas e papagaios. Estas foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Maceió, para receber os cuidados necessários.

Após soltura, gaiolas foram destruídas

Após soltura, gaiolas foram destruídas

A multa para os que forem encontrados com as aves em cativeiro é de R$ 500, por animal. Foram lavrados autos de infração em desfavor de quatro pessoas. As apreensões aconteceram nos municípios de Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras, Japaratinga, São Miguel dos Milagres e Maragogi.

Entre os pássaros resgatados estavam: o sanhaço, papa-capim, cebite, galo-de-campina, canário-da-terra e sabiá. A ação integrada de fiscalização na APA Costa dos Corais, realizada pelo IMA, ICMBio e o BPA, acontece durante todo o verão. Além de atender denúncias, as equipes dos órgãos ambientais realizam flagrantes por onde passam, todos os dias.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *