Novo mapa do turismo brasileiro exclui 22 municípios alagoanos
   Severino  Carvalho  │     12 de julho de 2016   │     15:24  │  0

Praia de Carro Quebrando, na Ilha da Croa, em Barra de Santo Antônio (Foto: divulgação)

Praia de Carro Quebrando, na Ilha da Croa, em Barra de Santo Antônio (Foto: divulgação)

O Ministério do Turismo (MTur) promoveu uma atualização das regiões turísticas nacionais. Com isso, o Mapa do Turismo Brasileiro mudou. As alterações também afetaram a composição em Alagoas, que teve 22 municípios excluídos da nova versão.

O Estado reduziu de 50 para 28 o número de municípios participantes de suas 6 regiões turísticas: O Agreste ficou com 2 municípios; Caminhos do São Francisco, 7; Costa dos Corais, 7; Lagoas e Mares do Sul, 5; Metropolitana, 1; e Quilombos, 6.

A região da Costa dos Corais teve a exclusão de 3 municípios do mapa do turismo brasileiro. Ficaram de fora Matriz do Camaragibe, São Luís do Quitunde e Barra de Santo Antônio. Este é possuidor de rede hoteleira e detentor de umas das praias mais belas do Brasil: Carro Quebrado.

VERSÕES

O Mapa do Turismo é o instrumento que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento das políticas públicas do turismo e define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente.

O mapa é atualizado periodicamente e sua penúltima versão, de 2013, contava com 3.345 municípios, divididos em 303 regiões turísticas em todo o Brasil. A redução foi de 1.170 municípios com o novo levantamento divulgado pelo MTur, em Brasília.

Em todo o País, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas (redução de 12). O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, tratou a diminuição como “redimensionamento”.

Para ele, o enxugamento contribui para melhorar a capacidade do MTur de atuar de forma coordenada com os Estados, regiões turísticas e municípios, para desenvolver e consolidar novos produtos e destinos turísticos.

“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou o ministro.

Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 unidades da Federação e a validação do mapa foi feita pelos Estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

CATEGORIZAÇÃO

Os 28 municípios de Alagoas presentes no Mapa do Turismo se dividem em 5 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.

Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem, 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional.

O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.

BOA PRÁTICA

O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar o desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.

Lista das regiões e municípios que compõem o novo mapa em Alagoas: MUNICÍPIO
Agreste: Arapiraca
Palmeira dos Índios
Caminhos do São Francisco: Água Branca
Delmiro Gouveia
Olho d’Água do Casado
Pão de Açúcar
Penedo
Piaçabuçu
Piranhas
Costa dos Corais: Japaratinga
Maragogi
Paripueira
Passo de Camaragibe
Porto Calvo
Porto de Pedras
São Miguel dos Milagres
Lagoas e Mares do Sul: Barra de São Miguel
Coruripe
Feliz Deserto
Marechal Deodoro
Pilar
Metropolitana: Maceió
Quilombos: Cajueiro
Mar Vermelho
Murici
São José da Laje
União dos Palmares
Viçosa

 

Confira a composição do mapa do turismo de Alagoas em 2013:

  • Agreste: Arapiraca, Campo Alegre e Palmeiras dos Índios.
  • Caminhos do São Francisco: Água Branca, Belo Monte, Delmiro Gouveia, Igreja Nova, Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, Penedo, Piaçabuçu, Piranhas, Porto Real do Colégio, São Brás e Traipu.
  • Costa dos Corais: Barra de Santo Antônio, Japaratinga, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
  • Lagoas e Mares do Sul: Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Marechal Deodoro, Pilar, Roteiro e Santa Luzia do Norte.
  • Metropolitana: Maceió e Satuba.
  • Quilombos: Capela, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Ibateguara, Joaquim Gomes, Mar Vermelho, Messias, Murici, Novo Lino, Quebrangulo, São José da Laje, União dos Palmares e Viçosa.

Com informações do MTur

Tags:

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *