Um Manzuá de sabores em São Miguel dos Milagres
   Severino  Carvalho  │     1 de julho de 2016   │     9:04  │  0

Fetu

Fettuccine à Frutos do Mar (Foto: Severino Carvalho)

Manzuá é um engradado de varas, empregado na pesca, uma espécie de covo, onde o peixe entra por uma abertura e não encontra a saída. Em São Miguel dos Milagres, Litoral Norte de Alagoas, Manzuá também é um restaurante e dos bons. Fica localizado no povoado de Porto Rua e foi assim denominado para aguçar a curiosidade dos clientes. Ideia de seu idealizador, José Veloso da Silva, 39 anos, formado em História.

Quando se desligou de uma grande rede de supermercados, em Maceió, o rio-larguense Veloso decidiu que cumpriria a promessa feita 17 anos atrás: abriria o próprio negócio em São Miguel dos Milagres, cidade natal da esposa dele, Roseane Silva.

“Eu comprei um terreno e a ideia inicial era de abrir um mercadinho. Meu sogro tinha um barzinho à beira-mar e em contato com os clientes, a maioria turistas, percebi que havia a necessidade de um restaurante que funcionasse à noite e não competisse com a praia. Os turistas falavam que durante as noites eram obrigados a ficar nas pousadas, jogando dominó, não tinham para onde sair, jantar, se divertir. Foi então que mudei de ideia e resolvi abrir o restaurante”, recordou Veloso.

Entre 2010 e 2011, o Ministério da Pesca condenou o uso de redes para a captura da lagosta e estabeleceu o manzuá como armadilha a ser usada na pesca do crustáceo, uma forma de reduzir os impactos ambientais produzidos pelas redes de pesca.  Foi quando Veloso ouviu falar em manzuá e não teve dúvidas.

“Eu procurava um nome que despertasse a curiosidade do cliente, um nome diferente e encontrei. Todo mundo que chega aqui, pergunta logo o significado”.

Em 5 de fevereiro de 2011, o Restaurante Manzuá abria as portas, uma cozinha regional – especializada em frutos do mar – mas “com requinte”, como Veloso faz questão de frisar. “Nossa lagosta tem os aromas e os sabores do capim santo e do gengibre”, exemplifica.

Restaurante Manzuá

Experiência

Estive no Manzuá recentemente e apostei no Fettuccine à Frutos do Mar. Apostei e me dei bem! Boa massa, regada ao molho com pedaços generosos de lagosta, polvo, marisco, camarão e ostras. Paguei pelo prato R$ 90; serve duas pessoas. Em Porto da Rua, Manzuá está longe de ser uma armadilha; é sinônimo de boa mesa.

Vale salientar que no Trip Advisor, o Manzuá tem certificado de excelência: está entre os 10 melhores de São Miguel dos Milagres.

Serviço

  • Restaurante Manzuá*

Avenida Nelson Leão Pirauá, S/N, Porto da Rua, São Miguel dos Milagres, Alagoas

Fones: (82) 3295-1214 / 99367-4454

*Aberto de quinta à segunda, a partir das 18 horas

 

Tags:, ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *