Grupo Aluga-se promove oficinas e exposição em São Miguel dos Milagres
   Severino  Carvalho  │     22 de abril de 2015   │     17:50  │  0

Oficinas são realizadas com crianças no Instituto Yandê (Fotos: divulgação)

Oficinas são realizadas com crianças no Instituto Yandê                                  (Fotos: divulgação)

Até o dia 4 de maio, acontece em São Miguel dos Milagres, Litoral Norte de Alagoas, a exposição “Pelas Terras da Coroa”, organizada pelo Grupo Aluga-se, de São Paulo (SP). Durante o período de residência na cidade alagoana, os artistas Evandro Prado, Giba Gomes e Yara Dewachter vão ministrar oficinas à comunidade local.

As oficinas de arte foram iniciadas na segunda-feira (20) no Instituto Yandê, em parceria com a Funarte.

Além de conhecer a cidade através da troca de vivências com os moradores, discutir com um crítico convidado sobre as experiências da residência, os artistas pretendem, com a exposição, experimentar e explorar os diálogos possíveis de montagem das obras de arte, buscando, assim, a integração com o contexto local.

Todo o trabalho efetuado na cidade de São Miguel dos Milagres será usado na edição de um catálogo que documentará a experiência e, também, as obras geradas durante a estadia do grupo Aluga-se no município. O lançamento do catálogo está programado para o mês de novembro, durante a Feira de Arte PARTE – no shopping Cidade Jardim em São Paulo.

Para os artistas Giba Gomes, Evandro Prado e Yara Dewachter, a relação de troca do que será capturado no período de residência é de suma importância para a formação da arte em si e, também, de cunho social e artístico para a cidade, que ficará na memória com o objetivo do projeto proposto.

“A intenção é, através de uma relação de troca, apresentar outras imagens em uma exposição ao final do período de residência, do que foi vivido na cidade”, pontua Yara Dewachter.

Durante o período de residência em São Miguel dos Milagres, os artistas representantes do Grupo Aluga-se irão se mobilizar para ministrar oficinas artísticas.

São elas:

Trabalhos serão reunidos em catálogo

Trabalhos serão reunidos em catálogo

  • Autorretrato com Yara Dewachter (4 aulas com carga horaria de 8h) – terá um breve histórico do gênero na história da arte, com desdobramentos na arte contemporânea com referências de artistas do ramo. O objetivo é fornecer bases teóricas e práticas para a construção do trabalho de cada um. Uma das técnicas que a artista irá usar será a fotografia e intervenção sobre impressão.
  • Gravura com Giba Gomes (4 aulas com carga horarias de 8 h) – o artista fará um breve conteúdo sobre a história da gravura seguindo para a prática; nesta oficina será apresentado noções básicas de técnicas de gravura usando materiais baratos. Eles desenvolverão um projeto onde irão preparar e imprimir uma pequena edição.
  • Desenho de ferrugem com Evandro Prado (2 aulas com carga horária de 4 horas) – aqui o artista iniciará a oficina com teoria sobre o desenho com outros materiais, citando exemplos na contemporaneidade e no passado; partindo para a prática onde o aluno fará um desenho sobre tecido com pregos molhados – o que será apreciado após cinco dias do curso.

Vale lembrar que as oficinas serão destinadas a até 50 crianças da comunidade de São Miguel dos Milagres. Já a exposição, ou ação pública, será gratuita e aberta para visitação onde serão exibidas as obras produzidas pelos artistas residentes.

Trajetória interestadual

LogA ideia de levar arte e construção artística para cidades fora do eixo Rio-SP não é nova. Os artistas já estiveram realizando residência, em 2012, na cidade de Piatã (BA) que, através do prêmio da Oitava Rede Nacional de Artes Visuais, estabeleceram de forma madura e compreensível um diálogo com os moradores, explorando seus espaços físicos.

Realizaram, ainda, outras exposições ou ações artísticas pelo interior de São Paulo, Paraíba, Paraná e Goiás, e ainda as capitais, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Campo Grande, Salvador e Brasília.

Com assessoria

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *