Do Alto do Cruzeiro, os encantos e sabores de Maragogi
   Severino  Carvalho  │     27 de março de 2015   │     15:22  │  0

Imagem do Cristo de braços abertos abençoa Maragogi (Fotos: Severino Carvalho)

Imagem do Cristo de braços abertos abençoa Maragogi (Fotos: Severino Carvalho)

Em 1922, a comunidade católica de Maragogi, no Litoral Norte alagoano, ergueu no alto de um morro uma cruz de madeira. O lugar transformou-se em ponto de peregrinação e não tardou para dar nome àquela localidade: Alto do Cruzeiro, como é conhecida nos dias de hoje.

Restaurante tem vista panorâmica privilegiada de Maragogi

Restaurante tem vista panorâmica privilegiada de Maragogi

Com o início do crescimento da atividade hoteleira, a partir da segunda metade da década de 1990, a área passou a ser frequentada por turistas. Munidos de máquinas fotográficas, eles subiam o morro para captar a mais bonita imagem panorâmica da cidade, emoldurada pelo imenso mar – em diversos tons de azul – da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

Especialidade do restaurante são os frutos do mar

Especialidade do restaurante são os frutos do mar

O movimento cresceu nos últimos anos, movido pelo passeio de buggy. Muitos profissionais que oferecem este serviço fazem questão de levar os visitantes até o Alto do Cruzeiro, onde existe uma espécie de mirante, embora com pouca estrutura.

O produtor rural e vereador Josemir Cavalcante vislumbrou ali uma oportunidade de negócio, que já nasceria abençoada pela natureza. Foi então que surgiu a Pousada e Restaurante Alto do Cruzeiro.

“É um dos lugares mais frequentados de Maragogi pela beleza da vista que temos daqui de cima”, disse Josemir, cuja família está engajada no negócio. O restaurante já funciona desde o dia 17 de janeiro. Já a pousada começa a receber hóspedes neste fim de semana. São cinco apartamentos com a perspectiva de construção de outras cinco unidades e de uma galeria para a venda de produtos artesanais.

Maragogi panorâmica, ao Norte

Maragogi panorâmica, ao Norte

O acesso se dá pela rodovia AL-101 Norte, no bairro Aviário. É só se guiar pela torre de cimento de uma empresa de telefonia móvel, postada bem alto do morro e que se faz enxergar por toda a área central da cidade. O forte do restaurante são as comidas da gastronomia regional praiana: peixes e crustáceos.

Mas também estão disponíveis as carnes grelhadas, a exemplo da picanha argentina. Independentemente do prato a escolher, saborear uma boa comida com um visual fantástico de Maragogi é uma experiência que mexe com todos os sentidos.

Do alto, veem-se os barquinhos de pesca ancorados lá embaixo; as lanchas e catamarãs a riscar o mar em direção às piscinas naturais; o paredão de arrecifes de coral a proteger a costa, a brisa marinha… Uma imagem do Cristo, de braços abertos, abençoa a criação.

 

São cinco apartamentos com vista para o mar da APA Costa dos Corais

São cinco apartamentos com vista para o mar da APA Costa dos Corais

Serviço

  • Restaurante e Pousada Alto do Cruzeiro
  • Endereço: Alto do Cruzeiro, s/n, bairro Aviário, Maragogi, AL
  • Contatos: (82) 3296-2004 / 9331-7585 / 9341-4360 / 9112-6067 / 9305-8453

www.pousadaltodocruzeiro.com.br

Obs.: o site só estará disponível dentro de 15 dias.

 

 

 

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *