Reunião discutirá preservação da Apa Costa dos Corais em Maragogi
   Severino  Carvalho  │     22 de novembro de 2013   │     23:47  │  2

 

Piscinas naturais de Maragogi (Foto: Carlos Rosa)

Piscinas naturais de Maragogi (Foto: Carlos Rosa)

O uso consciente das praias de Maragogi, no litoral norte de Alagoas, será tema de uma reunião envolvendo gestores públicos de várias áreas a partir desta segunda-feira (25), no hotel Praia Dourada, localizado no município. Durante três dias, secretários, representantes da Polícia Militar, IMA, Capitania dos Portos, pescadores e proprietário de embarcações vão discutir a importância da preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e o acesso de visitantes a regiões turísticas.

O 1º Seminário de Turismo Sustentável em Ambientes Recifais de Maragogi é uma iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), junto com a APA Costa dos Corais. A pauta de discussão conta com três itens: a elaboração do uso público das zonas de visitação de Maragogi – com delimitação de áreas de banho e mergulho, trânsito e ancoragem de embarcações; a criação de um plano de contingência para situações de emergência; e a capacitação dos prestadores de serviços náuticos para a importância da preservação dos corais.

Para a diretora de Promoção de Capacitação da Secretaria de Estado do Turismo, Thereza Dantas, a iniciativa é essencial para a manutenção do turismo sustentável na região norte de Alagoas. “Isso mostra a preocupação do poder público e dos empresários com o meio ambiente. É preciso preservar a região para que o setor turístico continue atraindo milhares de visitantes todos os anos”, diz Thereza, que é a interlocutora da Setur junto às prefeituras e empresários da Costa dos Corais.

A região norte de Alagoas – principalmente Maragogi e Japaratinga – é o segundo maior polo de atração de turistas em Alagoas, ficando atrás apenas para Maceió. Em 2012, por exemplo, quase um milhão de visitantes se hospedaram em hotéis e pousadas. Para Thereza Dantas, é fundamental que a discussão não fique restrita à cidade de Maragogi. “A ICMBio quer levar o seminário para os outros municípios da Costa do Corais. Tomara que isso aconteça, porque é preciso preservar toda a região da APA”, diz.

Fonte: Setur

Passo a comentar:

Excelente iniciativa! O que me deixa preocupado e meio sem entender é o fato de ações deste tipo só acontecerem quando o verão já está batendo à porta. Por que não desprender esforços neste sentido de forma sistemática, constante, e não só na alta estação turística?  O meio ambiente agradece.

Tags:

>Link  

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Fábio Moraes

    Acredito que venha ser uma coisa boa para Maragogi,
    O que não fiquei contente como turista foi de me sentir lezado, pois comprei um pacote de viagens para Maragogi com mais 03 casais de amigos, e só quando cheguei a cidade me foi informado que só teria passeios para as piscinas naturais na próxima semana.
    Já viajei muitos lugares turísticos mais como Maragogi e o primeiro achi que no mundo que tem seus principais atrativos turísticos fechado como me foi informado pelo recepcionista do Hotel.
    Acho que não e dessa forma que se está preservando um local.

    Reply
  2. Alexsandra Rocha

    O seminário foi um exito,meus parabens,esperamos que agora realmente se leve a serio tudo que foi debatido e acordado entre os principais interessados nos passeios as piscinas naturais!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *