As oportunidades do ecoturismo
   Severino  Carvalho  │     30 de setembro de 2013   │     12:22  │  0

Kit 01

Kitesurf é praticado em Maragogi (Foto: Severino Carvalho)

O ecoturismo ou turismo de aventura ainda é um segmento pouco explorado no País, embora o potencial seja grande: 62% da área territorial  do Brasil corresponda à vegetação nativa e o litoral tenha quase 7.500 km de extensão.

Mesmo com opções concentradas em algumas regiões do país, cerca de 21% dos turistas estrangeiros escolhem o Brasil como destino pelas opções em ecoturismo, segundo pesquisa de Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo 2012.

O ecoturismo só perde para o turismo de sol e praia (64%), quando o motivo da viagem é lazer.

Com o propósito de incentivar esse segmento, o Ministério do Turismo (MTur), junto ao Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes (ICMbio) estão planejando ampliar a visitação a parques nacionais até a Copa de 2014.
“Em 2016, queremos ter cadeias completas de negócios turísticos nos parques do Estado do Rio de Janeiro, com foco na Olimpíada, e em 2020 queremos todos os 69 parques do Brasil abertos à visitação”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
De acordo com o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, o turismo de aventura é também uma forma de preservar os recursos naturais e regiões ameaçadas, pois valoriza o potencial natural do país.
Entre as opções de aventura estão o arvorismo, a tirolesa, o mergulho, o surf, o windsurfe, o kitesurf, a canoagem, o paraquedismo e as caminhadas em trilhas.
Fonte: Mtur

Tags:

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *