As estrelas estão de volta
   Severino  Carvalho  │     20 de agosto de 2013   │     11:59  │  0

Utilização caiu em desuso ou ficou banalizada

Estrelas: utilização caiu em desuso ou ficou banalizada

Tempos atrás se escolhia o hotel em que se desejava ficar por meio das estrelas estampadas em local de destaque nas fachadas dos estabelecimentos.

O sistema de classificação, entretanto, caiu um pouco em desuso ou foi banalizado em muitos casos.

Desde de 2011, porém, o Ministério do Turismo (MTur), por meio da portaria número 100 (de 16 de junho) instituiu o Novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), estabelecendo os critérios de classificação destes e criando o Conselho Técnico Nacional de Classificação de Meios de Hospedagem (CTClass).

O novo sistema se constitui numa ferramenta eficiente de comunicação entre o setor hoteleiro e os turistas. Tem como objetivo orientá-los em suas escolhas de maneira clara e objetiva.

Vale lembrar que a classificação de meios de hospedagem é largamente utilizada por países líderes no turismo.

O Novo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem brasileiro é voluntário. Mas para isso é necessário que o estabelecimento esteja cadastrado no Ministério do Turismo por meio do Cadastur.

A classificação é válida por um período de três anos, podendo ser renovada por igual período de tempo. As avaliações serão feitas por inspetores competentes nas instalações do Meio de Hospedagem.

O Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu sete tipos de Meios de Hospedagem, para atender a diversidade da oferta hoteleira nacional (Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart-Hotel) e utiliza a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias.

Considerando que cada tipo de meio de hospedagem reflete diferentes práticas de mercado e expectativas distintas dos turistas (um Hotel 5 estrelas é diferente de uma Pousada 5 estrelas, por exemplo), o SBClass estabeleceu categorias específicas para cada tipo:

  • Hotel – de 1 a 5 estrelas
  • Hotel Fazenda – de 1 a 5 estrelas
  • Cama & Café – de 1 a 4 estrelas
  • Resort – de 4 a 5 estrelas
  • Hotel Histórico – de 3 a 5 estrelas
  • Pousada – de 1 a 5 estrelas
  • Flat/Apart-Hotel – de 3 a 5 estrelas

Mais informações: http://www.classificacao.turismo.gov.br/MTUR-classificacao/mtur-site/index.jsp

Tags:, , ,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *