De boa, vai uma pizza aí?
   Severino  Carvalho  │     10 de julho de 2013   │     12:51  │  1

Meia margherita, meia calabresa. Sabor por inteiro. Fotos: Severino Carvalho

Meia marguerita, meia calabresa. Sabor por inteiro! Fotos: Severino Carvalho

Hoje é o dia da pizza! E por falar nesta delícia de origem italiana, tão apreciada por aqui, não poderia deixar de citar um lugar especial. Quando me estabeleci em Maragogi, há cerca de dez anos, só havia uma pizzaria na orla marítima da cidade. Tratava-se da Cabanos Pizzaria.

De tanto frequentar o estabelecimento, tornei-me amigo da família Marques / Melo e, mais tarde, fui “adotado” como filho por dona Vera, também conhecida com “Velu” e seu Djalmir, proprietários da casa de massa.

Os anos se passaram, o nome da casa e a localização mudaram. Permaneceram inalterados, porém, a arte de cozinhar e o carinho ofertado aos clientes e amigos.

Ao pisar os pés na Pizzaria de Boa – Pizza e Arte – dona Vera sempre me recebe com um abraço materno e o sorriso de sempre. Seu Djalmir, mais contido, estende a mão e logo engatamos um bom papo. Sujeito bem informado, tem sempre a companhia de jornais e revistas, compartilhados com seus convivas.

Se a pizzaria está cheia, dona Vera, invariavelmente, me apresenta como filho. Longe de meus pais biológicos, que moram em Viçosa, fui acolhido calorosamente por esta maravilhosa família pernambucana, em solo maragogiense.

A simpatia, a culinária e a arte de dona Velu

A simpatia, a culinária e a arte de dona Velu

Na casa dos Marques / Melo, na pizzaria ou no restaurante que até pouco tempo mantinham no distrito de São Bento, tive o privilégio de provar dos sabores da cozinha de dona Velu: as paellas, as peixadas, as macarronadas, os caldinhos, os molhos de pimenta caseiros, as tortas de amarulla e, claro, as pizzas.

Dona Vera prepara seus pratos como se estivesse pintando uma tela. Além de cozinhar com esmero, Velu é artista plástica primorosa. Na cozinha, usa os temperos regionais; nos quadros e peças, as aquarelas de nossa terra e os costumes de nossa gente, retratados por meio do folclore.

Então, quando estiver de boa em Maragogi e desejar saborear aquela pizza, tomar um bom vinho ou conhecer o verdadeiro artesanato maragogiense, siga a dica autoexplicativa: Pizza e Arte. Como filho, sou suspeito, mas como jornalista, sincero.

De boa 01Serviço

  • Av. Sen. Rui Palmeira, 511A, Orla de Maragogi
  • 57955-000 Maragogi
  • Telefone: (82) 3296-7305 / 8612-1039
  • facebook/deboapizzaria

 

Tags:, ,

>Link  

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *