No mar, o Festival de Velas de Maragogi
   Severino  Carvalho  │     31 de maio de 2013   │     18:51  │  0

Cerca de 40 competidores devem participam do Festival de Velas de Maragogi (Foto: Carlos Rosa)

Regatas da classe Fórmula Experience One Design (FEOD) abriram o 8º Campeonato Brasileiro de Windsurf, que integra a 5ª edição do Festival de Velas de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. Cerca de 40 velejadores participam da competição em diversas categorias. Este é terceiro grande evento esportivo da classe FEOD realizado em Alagoas nos últimos cinco anos, dois deles em Maragogi.

O município da Costa dos Corais possui uma das melhores raias do País na avaliação dos atletas. “Tivemos em Maragogi o Sulamericano em 2009 e agora o Brasileiro. Se você pegar um País como o Brasil que tem mais de 8 mil quilômetros de litoral, receber dois grandes eventos no mesmo local tem uma razão de ser e essa razão é, além da hospitalidade, condições muito favoráveis para a prática do esporte. A gente tem água quente, mar calmo, vento constante a maior parte do ano e ideal em intensidade para a prática”, destacou Marcelo Morrone, 42 anos, campeão mundial no ano passado da classe FEOD e bicampeão brasileiro (2009 / 11).

Aberto na sexta-feira, o 5º Festival de Velas de Maragogi (Campeonato Brasileiro de Windsurf) segue até domingo e conta com o apoio da prefeitura municipal. A partida inicial aconteceu na praia urbana da cidade, em frente à Pousada Olho D’água. Para a campeã mundial 2012, Bruna Martinelli, competir em Maragogi traz boas recordações.

“O primeiro campeonato sulamericano que ganhei foi aqui em Maragogi, em 2009. É um lugar bom, a raia aqui é perto, o lugar é muito bonito. Essa semana foi sem muito vento, veio essa chuva hoje (ontem), mas espero que as condições melhorem para os próximos dias”, declarou Bruna.

Programação

Estão previstas para, esta sexta-feira, as regatas de windsurf e kitesurf. Serão disponibilizadas pranchas de stand-up para turistas, visitantes de outras cidades e comunidade local. A partir das 19 horas, na Praça Santo Antônio, acontece a abertura da “Quinzena Cultural”, promovida pela Secretaria de Cultura, em parceria com a secretaria de Turismo. Haverá ainda feira de artesanato e de comidas típicas.  Para encerrar a noite, show com Januário Neto (MPB).

Neste sábado, serão promovidas as competições oficiais de stand-up, regatas de windsurf e kitesurf. No domingo, retorno às baterias de windsurfing e kitesurf, além de regata especial para jangadeiros de Maragogi. A entrega dos troféus e prêmios encerra o festival, que reúne competidores de diversas faixas etárias. “Temos aqui uma mistura de gerações e isso é muito interessante. Tem o pessoal acima de 35 anos, que está correndo na categoria máster, que disputa conjuntamente com os garotos de 18, 19 anos”, finalizou Morrone.

Tags:,

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *