Associação Mulheres de Fibra inaugura sede em assentamento
   Severino  Carvalho  │     14 de dezembro de 2012   │     23:27  │  0

 

Solenidade foi realizada no Assentamento Água Fria (Fotos Carlos Rosa)

A Associação Mulheres de Fibra agora já possui sede própria. O imóvel, construído no Assentamento Água Fria, a 17 quilômetros do Centro de Maragogi, foi inaugurado na quinta-feira (13). Apoiada pelo Programa de Arranjos Produtivos Locais (APL) Costa dos Corais, a entidade reúne 14 artesãs que produzem peças diversas usando como matéria-prima a fibra da bananeira.

A coordenadora do APL Costa dos Corais, Ana Cristina Moreira, explicou que a sede da associação servirá de ponto de apoio aos turistas que visitam a Trilha do Visgueiro, passeio ecológico existente dentro de um remanescente de Mata Atlântica no Assentamento Água Fria. A trilha faz parte do programa Talentos do Brasil Rural, desenvolvido pelos Ministérios do Turismo (Mtur) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A Trilha do Visgueiro é mantida pela Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro). Já o programa Talentos do Brasil Rural tem como objetivo dotar o passeio das condições necessárias para receber turistas durante a Copa do Mundo da Fifa de 2014. Criada em 2008, a Associação Mulheres de Fibra só foi formalizada em 2011. A evolução dos trabalhos e a melhoria dos produtos expostos à venda é resultado da parceria firmada entre a instituição e o Sebrae Alagoas, por meio da difusão dos conceitos do associativismo e das capacitações necessárias ao desenvolvimento da atividade.

“Levamos às mulheres noções de associativismo, capacitação voltada à formação de preço, gestão de negócios, relacionamento interpessoal, criação de novos produtos, dentre outras instruções”, destacou a coordenadora do APL Costa dos Corais. Com a sede, as artesãs ganham um espaço permanente para expor e comercializar seus produtos: bolsas, jogos americanos, passadeiras e uma infinidade de peças feitas a partir da fibra da bananeira, abundante naquele assentamento da reforma agrária.

Descerramento da fita

“Essa sede representa uma vitória para essas artesãs, que a construíram em regime de mutirão. A ideia é agregar ainda mais valor ao turismo da Trilha do Visgueiro por meio da produção artesanal”, destacou a gerente da Unidade de Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae Alagoas, Vanessa Sagá Rocha, também presente à solenidade de inauguração.

A sede funcionará de segunda a sábado, em horário comercial. Ali, além das peças artesanais, as mulheres vão também poder comercializar comidas típicas, sucos de frutas naturais e água de coco. “A sede é muito importante porque teremos agora um local específico para trabalhar, nos reunir e produzir em equipe”, comemora a tesoureira da Associação Mulheres de Fibra, Amara Lúcia.
Além da sede, a Associação expõe e comercializa seus produtos na Vitrine do Artesão, espaço montado pela prefeitura na orla marítima da cidade, e na feirinha do artesanato, que funciona nos finais de semana na Avenida Senador Rui Palmeira. Encomendas podem ser feitas através dos telefones: (82) 9308-1870 e 9113-8299.

Tags:

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *