Feriadão de casa cheia
   Severino  Carvalho  │     10 de outubro de 2012   │     14:17  │  0

A Costa dos Corais alagoana se prepara para mais um feriadão com casa cheia. Segundo a Associação do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga (Ahmaja) a expectativa é de que os leitos de hotéis e pousadas registrem ocupação total, nos dois municípios, entre os dias 11 e 14.

Os estabelecimentos hoteleiros ofertaram e comercializaram pacotes de 3 e 4 diárias, no geral. Foi o caso do Salinas do Maragogi. O resort, que já vinha mantendo uma média de 90% de ocupação neste mês, vai fechar a semana com 100% das 236 unidades preenchidas em função do feriadão. Lá, boa parte dos turistas começa a chegar nesta quinta-feira para um pacote de quatro dias.

Salinas do Maragogi terá 100% de ocupação neste feriadão (Foto: Carlos Rosa)

“Será um feriadão de casa cheia”, comemora o gerente-geral, Ricardo Almeida. E casa cheia nos hotéis e pousadas é sinônimo de faturamento para todos os setores da economia. O turismo faz movimentar esse carrocel. A expectativa é boa, sobretudo, nos bares e restaurantes que fazem uma espécie de estréia para a alta temporada,  que também promete.

Setur

Segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o clima de otimismo se espalha por todos os destinos alagoanos, de Norte a Sul. Dados de hotéis associados à ABIH-AL apontam média de ocupação acima de 98% durante o feriado de 12 de outubro, dedicado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Segundo a Setur, o crescimento é de 11 pontos percentuais, comparado ao período de 7 de setembro, que apresentou 87% na maioria da rede hoteleira do estado, principalmente na capital Maceió e em Maragogi, segundo polo turístico do Estado. Muitos hotéis estão com 100% de ocupação.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas, Glênio Cedrim, a tendência é que essa taxa continue alta nos próximos meses, com os feriados prolongados em novembro e o início da alta temporada, em dezembro. “A procura pelo destino Alagoas é cada vez maior. As operadoras de turismo e companhias aéreas estão aumentando a oferta de pacotes e assentos, e mesmo com o aumento no número de leitos na rede hoteleira, a ocupação têm mantido uma média alta de ocupação”, explica.

Para a diretora da ABIH-AL, Tereza Bandeira, esses números são reflexo do trabalho de divulgação do destino, em parceria com as secretaria de Turismo do Estado e município, e o trade alagoano. “Mantemos diversas ações de marketing durante todo o ano nos principais mercados emissores e temos a perspectiva para os próximos meses é ainda melhor”, declara.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a Setur-AL, juntamente a parceiros como ABIH-AL e Semptur (Secretaria de Turismo de Maceió), estão participando de diversos eventos em todo o Brasil para que esse aumento se mantenha. Em Maragogi, a parceria acontece entre a Ahmaja e a Secretaria Municipal de Turismo.

“Ao longo do ano participamos de ações promocionais do destino, como acontece nesse mês, que Alagoas está presente na maior feira de turismo da América Latina – ABAV, para divulgar nossos roteiros e campanha, atraindo mais turistas para a temporada que se aproxima com novos voos da companhia Avianca”, reforça Novis.

Fluxo nas alturas

Os últimos dados divulgados (agosto) pela Infraero à Setur apontam aumento de fluxo de passageiros em relação ao mesmo período do ano de 2011, como vem acontecendo nos últimos anos. Os dados da Infraero, divulgados pelo setor de operações do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, comprovam que Alagoas mantém o crescimento no fluxo de passageiros desembarcados na capital alagoana.

No acumulado entre janeiro e agosto deste ano, desembarcaram 1.100.338 passageiros, contra 1.038.889 em 2011, representando um crescimento de 5,92%.

 

Tags:

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *